#FORA ??? #ENTRACIDADÃO #VEMPRAPOLÍTICA #PARTICIPE




Há exatos três anos escrevi o seguinte texto no meu perfil do Facebook:



"Também escrevi e compartilhei várias vezes "Fora Renan" assim como pedi forças Divinas para que o Sarney também saísse, não só da presidência do Senado, mas da vida política ou até da (enfim, deixa pra lá). Agora já cansei de ler "Fora Renan", "Fora beltrano", "Fora ciclano". Já cansei tanto que acho que está na hora da campanha mudar de rumo. Está na cara que o "Renan" não vai sair tão cedo, assim como alguns presidentes de comissões (infelizmente). Então a minha campanha é: ENTRA CIDADÃO. ENTRA para as discussões e construções das políticas públicas do seu Município. Participa ativamente das conferências, com sugestões e implantações de propostas que coibirão a corrupção. Seja voluntário nos Conselhos Municipais. Ensina seu filho a diferença de "Politicagem" e "Política" e quanto realmente vale nosso voto. Que cada voto vale MUITO para a Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, Cultura de qualidade. ENTRA no real combate à corrupção que começa muito antes da eleição, e também vale para a eleição de síndico, presidente de bairros, de clubes, entidades, sindicatos... ENTRA CIDADÃO de corpo e alma na construção de seu país, buscando cada vez mais informação e conhecimento dos locais que pode contar com sua participação. Mesmo que o gestor que administra sua cidade não é o que você gostaria, o que lá está lhe representa, e precisa da sua contribuição.


Quanto maior nossa participação, futuramente não precisaremos gritar "Fora Renan" porque não precisamos lançar fora o lixo que nem produzido foi!

ENFIM, PARTICIPA CIDADÃO!"

Hoje, diante todas as manifestações nacionais e notório revanchismo da população, me recordo que escrevi o apelo acima no momento em que o então Presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB, simplesmente ignorou um abaixo assinado de mais de 1,5 milhões de assinaturas e assumiu a presidência do Senado. O interessante é que o número de assinaturas é muito superior ao número de votos do peemedebista nas eleições de 2010; na oportunidade Renan foi eleito com 840.809 votos.

Historicamente na política brasileira o "Fora" sempre esteve presente: Recordamos então do Fora Collor, Fora FHC, Fora Sarney, Fora Lula e agora Fora Dilma.

Assim, mais uma vez encontramos nas ruas os brados do "Fora", porém continuo insistindo que há muitos cartazes e hashtag's #Fora nas manifestações e redes sociais entretanto, infelizmente nós continuamos bem distantes da construção política porque temos ido para a rua e permanecido FORA da construção política. 

Claro que é necessário ressaltar que nas últimas manifestações nos deparamos com o #VemPraRua, o qual viralizou nas redes e multiplicou nos cartazes, mas os bancos e cadeiras que deveriam ser ocupados nos espaços de participação popular ainda continuam muito aquém do número de ocupantes das manifestações populares. Logicamente que é importante ir para a rua e exercer o direito constitucional de manifestar-se, mas analisando a história brasileira resta cristalino que não é suficiente. 

Acredito que o #VemPraPolítica* seria mais apropriado e abrangente que o #VemPraRua, até porque ir para a Política e contribuir efetivamente na construção e implantação das políticas públicas é a melhor forma de trabalhar na responsabilidade e deliberação da correta aplicação dos recursos públicos. Ressalto que quando uso o termo "política", o faço no intuito técnico, e não simplesmente apontando a política como sinônimo de politicagem, termo fadado ao fracasso.

Portanto, se o impacto da participação popular e o funcionamento articulado das políticas governamentais e não governamentais não ocorrerem a partir de agora, infelizmente continuaremos convocando todos para a rua no intuito de gritar somente #Fora #Fora #Fora.

*iniciativa de estudantes de Ciência Política para divulgação de conceitos básicos de Política


Elvio Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra