APRENDA A FAZER UMA FAXINA FINANCEIRA E EVITAR QUE O SEU DINHEIRO VÁ PARA O RALO

 

Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e encontrar a casa toda organizada com aquele cheiro de limpeza é bom, não é!?
Se a gente não manter a organização e limpeza constante da nossa casa a poeira vai acumulando, as roupas sujas vão aumentando, a louça amontoando e os alimentos na geladeira estragando e vencendo.
Como resolver?
Basta dedicar um tempo para faxinar e organizar tudo.
Assim como a nossa casa, as finanças também precisam de limpeza e organização com frequência, senão a gente se depara com "o dinheiro indo para o ralo"
A faxina financeira nada mais é do que uma reorganização numa operação parecida com a que você emprega na sua casa, ou seja, limpar (excluir ou diminuir) os gastos desnecessários para você economizar, poupar e investir o seu dinheiro de forma mais planejada.
Você pode iniciar a faxina financeira na sua vida hoje mesmo. Separe suas faturas de cartão de crédito e extratos bancários dos últimos três meses. Apanhe um marca texto ou caneta colorida e comece a grifar e riscar todas as despesas que você entender desnecessárias, seguindo algumas dicas:
Colocando as sugestões em prática você perceberá que até as menores mudanças podem fazer uma diferença enorme no final do mês, evitando que o "dinheiro vá para o ralo."
1 – Analise e reavalie os planos de serviços e assinaturas mensais
Você paga internet, telefone fixo, celular, TV a cabo, streaming (Netflix), mas precisa realmente de tudo isso? A resposta talvez seja sim, entretanto, alguns serviços incluídos nestes planos mensais podem ser descartados ou diminuídos para enxugar o valor da conta.
É comum a gente assinar o serviço e depois perceber que não utilizamos ou necessitamos dos mesmos; então reavalie a necessidade e negocie as mensalidades.
Por exemplo: Pode ser que você não utilize todos os gigas de internet da conta de telefone, sendo possível reduzir o pacote; mudar o plano de TV a cabo para um plano mais barato ou até mesmo cancelar e usufruir dos planos de streaming que são mais baratos. Junte os últimos boletos e analise como você pode economizar.
2 – Reduza o combustível
Planeje a melhor rota de carro para andar menos, evitando os horários de maior movimento. Considere a possibilidades para economizar. Optar por transporte público, dar e pegar carona, avaliar os serviços de aplicativo ou até mesmo caminhar ou utilizar bicicleta para trajetos mais curtos.
3 – Mude os hábitos
Quem quer economizar de verdade para acabar com as dívidas, poupar e começar a investir tem que se desfazer de algumas coisas que gosta e se adaptar a um novo estilo de vida que embora seja mais barato, também lhe traga prazer. Trocar gastos em restaurantes por outras opções mais baratas ou ainda cozinhar em casa é um exemplo.

4 – Atenção às compras de baixo valor
Quando a gente confere a fatura do cartão de crédito e soma os pequenos gastos, percebe que as pequenas compras não são tão inofensivas.
O café na rua, o transporte por aplicativo, a compra no mercado, as várias garrafas de água no decorrer do dia, o doce da padaria e por aí vai.
Levando em consideração que a gente pode controlar melhor essas situações, a soma dos pequenos gastos, no final do mês passa a ser um boa fatia do nosso orçamento.
Comece a anotar os gastos diários. Você pode utilizar a famosa caderneta ou ainda aplicativos como por exemplo o Guia Bolso. O importante é você cortar gastos desnecessários e diminuir outros.
5 – Lista de compras do Supermercado
Nunca vá ao supermercado com fome!
Faça lista de compras ao ir no supermercado. Busque enxugar os gastos é reavaliar a necessidade dos produtos da sua lista de compras e elimine os produtos supérfluos ou desnecessários. Cuidado com a compra em exagero de produtos perecíveis. Lembre-se que toda vez que as frutas estragam na sua fruteira e vão para o lixo é o mesmo que o seu dinheiro ir para o ralo.

Elvio Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra