Vereador Valdir Sementile lamenta manifestações durante reunião - Referente ao Abrigo Lar Filhos da Benção

Comunicação

Notícias

17/03/2011

Doação de área

Vereador Valdir Sementile lamenta manifestações durante reunião

Na terça-feira (15), durante sessão da Câmara, o vereador Valdir Sementile (DEM) lamentou as manifestações ocorridas, na última semana, em uma reunião no bairro Jardim Amarillys. O encontro contou com presença de moradores daquela região, vereadores e integrantes do Executivo e discutiu a doação de uma área no bairro para construção da nova sede da entidade Lar Filhos da Benção.
Recentemente, a prefeitura encaminhou à Câmara um projeto de lei que autorizava a doação de área de terreno ao abrigo, que hoje atende crianças de zero a seis anos. Enquanto a proposta era analisada pelas Comissões Permanentes, foi realizada uma reunião no bairro, ocasião em que alguns moradores se mostraram contrários à construção do abrigo no Jardim Amarillys. Mesmo não estando presente na reunião, Sementile recebeu informações de que muitas pessoas eram contra por se tratarem, segundo eles, de crianças violentas e drogadas.
Segundo o vereador, é preciso esclarecer várias questões, inclusive sobre a atuação da entidade. “Que risco pode oferecer uma criança de zero a seis anos? São crianças que foram maltratadas e violentadas por pais ou parentes e o abrigo nada mais é do que uma proteção, pois lá elas têm lazer, praticam esportes e não saem na rua sozinhos. Constatamos que foi distorcida a maneira como chegou a notícia àquela comunidade, pois não é dessa forma que funciona o projeto. Temos várias pessoas que conhecem o Lar Filhos da Bênção, várias pessoas que são voluntárias e sabem que as crianças são dóceis e precisam de muito amor e carinho. Então, não sei como foi passada a notícia aos moradores, pois não participei da reunião, mas segundo algumas autoridades que estiveram no encontro foram feitas muitas críticas. São informações que não procedem de forma alguma. Volto a dizer que são crianças que não oferecem risco nenhum”.
Sementile afirmou que, mesmo com as explicações repassadas aos presentes na reunião, muitos moradores continuaram contrários à localização do abrigo. Por este motivo, em comum acordo com o prefeito municipal, o projeto que estava sendo analisado pelos vereadores foi retirado de pauta. “O que entendemos é que, mesmo com as explicações, o pessoal estava irredutível quanto à construção no bairro. Em comum acordo com vereadores da base do prefeito, resolvemos retirar o processado. Quero aqui apresentar minha indignação com relação às pessoas que trataram com tanto preconceito as nossas crianças. Durante a sessão da Câmara li um texto do Bispo Dom Genival Saraiva, que fala justamente sobre discriminação. Talvez por falta de conhecimento do projeto a comunidade agiu dessa forma e a maneira como trataram as crianças é inadmissível. Lamento isso, pois não são bandidos, mas sim crianças de zero a seis anos que se não tiverem amor podem se tornar o que eles acusaram”, declarou.
ASE
De acordo com o legislador, o Lar Filhos da Benção faz parte da Assistência Social Emanuel – ASE, fundação criada por ele enquanto pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. Apesar de alguns comentários feitos pela imprensa com relação a doações para construção da nova sede, Sementile explicou que são situações totalmente distintas. “O Lar Filhos da Benção faz parte de uma entidade séria que é a ASE. Temos utilidade pública municipal, estadual e federal e trabalhamos em Poços há muitos anos. A entidade já desenvolveu projetos como o Telecurso e mantem uma casa de resgate para dependentes químicos. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Essa casa fica no município de Bandeira do Sul e é uma entidade separada, não tendo vínculo com o abrigo. Sou pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e fundador da entidade e essas questões são independentes e paralelas. O Lar Filhos da Benção tem conta bancária e CNPJ separados e as doações, ao contrário do que foi falado, não são para a Igreja, mas para a entidade trabalhar na sua área social”, esclareceu.
Mesmo com as manifestações e posições contrárias, o legislador disse que a entidade continuará desenvolvendo o seu trabalho, resgatando e cuidado de crianças em situação de risco. “Elas não merecem ser abandonadas. Infelizmente, uma empresa já estava aguardando a doação da área para ajudar na construção do abrigo, mas vamos continuar lutando, com certeza”, concluiu.

Elvio Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra