Segundo o site Criança e Consumo as crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compras de uma família (TNS/InterScience, outubro de 2003) e que quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza que têm pouca influência dos pequenos. Ainda, segundo o site, a publicidade na TV e na internet são as principais ferramentas do mercado para a persuasão do público infantil, que cada vez mais cedo é chamada a participar do universo adulto quando é diretamente exposto às complexidades das relações de consumo sem que esteja efetivamente preparado para isso.
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http://www.recicloteca.org.br/noticias/proibida-a-propaganda-voltada-para-as-criancas/ |
Na cultura em o ter é mais importante que o ser, as crianças são influenciadas diretamente pela publicidade e submetidas a um mercado ganancioso, podendo apontar que problemas psicológicos, dificuldade de aprendizado, obesidade, violência, isolamento e atraso de desenvolvimento são situações enfrentadas por muitas famílias numa sociedade que permite que a publicidade desmedida atinja os pequenos, tendo como legado uma tropa de pequenos consumistas. É necessário que seja revistos conceitos considerando que o consumo excessivo extrapola o razoável, inclusive no que tange o impacto ambiental, sendo necessário que a sociedade rediscuta seus valores e conceitos.
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