Prefeito, criança e adolescente são prioridades!


Poços de Caldas outrora foi reconhecida pela Fundação Abrinq com o selo “Prefeito Amigo da Criança” na categoria reconhecimento pleno. As ações desenvolvidas na política da infância e juventude que antes contribuíram diretamente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes hoje deixam a desejar. Há notória dificuldade na articulação e atendimento da rede de proteção. 

O reconhecimento da Fundação Abrinq é mais que um selo ou um título, já que trouxe benefícios reais para Poços de Caldas. Criança e adolescente tem que ser prioridade absoluta em todo governo ou ação, porém isso não tem ocorrido em Poços de Caldas. Hoje temos dois conselhos tutelares em atuação, os quais estão sobrecarregados de trabalho e atendimentos. Quando há excesso de demanda para conselheiros tutelares é sinal que a atenção e prevenção tem que ser redobrada e o poder público municipal tem que intensificar as atuações na proteção básica e multiplicar a articulação de maneira efetiva e respeitosa com todos os órgãos de atendimento com atuação dentro município.  

Nesse momento de transição, como defensor dos direitos da criança e do adolescente, espero que o próximo prefeito e toda sua equipe tenha o compromisso constitucional com as políticas públicas da infância e juventude e assegure à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

Elvio Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra