ZOO DAS AVES
Por @elviobezerra
Araras, são os verdeiros símbolos do Zoo |
No segundo dia de janeiro, juntamente com minha mãe, irmã e sobrinhos, fui conhecer o Zoo da Aves (Facebook Zoo das Aves) que é um empreendimento localizado na cidade de Poçosde Caldas em Minas Gerais que dentre as proposta, alia educação e preservação ambiental ao entretenimento sustentável, sendo aberto para visitação pública, tornando-se mais um atrativo turístico.
Para quem mora em Poços de Caldas, sabe-se que esse recanto aviário é continuidade do trabalho desenvolvido durante varias décadas pelo empreendedor Moacir Carvalho Dias o Xixo, o qual destinou grande parte de sua longa e frutífera existência à preservação de aves raras ou ameaçada de extinção, através do “Criadouro de Aves Poços de Caldas” que se tornou o Instituto Ave é Vida que hoje é o Zoo das Aves; na verdade um verdadeiro legado.
Experiência
Minha mãe Cecília, Minha irmã Eliene e os sobrinhos Arthur e Giulia |
Um convite na imersão no mundo dos pássaros e um passeio para todas as idades. Fiquei encantado com as inúmeras espécies e também com a possibilidade de adentrar nos viveiros, juntos com araras, papagaios, aves africanas e muitas outras. Junto comigo estavam minha mãe Cecília, minha irmã Eliene e meus sobrinhos, Arthur (7 anos) e Giulia (6 meses). Meus sobrinhos se entregaram à interação com as aves, inclusive a Giulia, ainda bebê. A imersão inicia a pé por uma caminho muito bem cuidado e sinalizado de pedra brita sendo os primeiros viveiros de aves diversas, depois há o "Recanto de Imersão", que possibilita ao visitante adentrar em viveiros com aves da amazônia, africanas e por muitos outros, podendo conhecer aves como por exemplo o Urubu-Rei. O viveiro "Morada das Araras" é surpreendente (as crianças adoraram); há araras azuis, vermelhas, canindé, araracanga e muitas outras. Seguindo o caminho, é possível conhecer várias espécies de aves aquáticas, emas, emus e além das aves, há cervos. Durante o trajeto começou a chover, o que não foi problema, vez que a infraestrutura é ótima; há abrigos no decorrer do caminho que é possível fazer uma pausa para se proteger e até mesmo descansar um pouco. A Giulia fez uma pausa estratégica porque foi necessário trocar as fradas, o que não foi nenhum obstáculo porque há fraldário. Bateu aquela fome? Basta visitar o café Quero-Quero, que tem lanches, bebidas quentes, geladas, doces e uma decoração incrível (mas não é muito barato) - se pretende economizar, a sugestão é levar seu lanche. Também fica a dica, NUNCA ALIMENTE AS AVES, elas têm a própria dieta devidamente acompanhada por biólogos e veterinários. No local avistei uma horta enorme com vários tipos de hortaliças e legumes e também salas para atendimento veterinário e recuperação das aves adoentadas.
Gostei bastante do lago dos flamingos e também do grande lago, local onde pode caminhar entre emus e muitas outras aves.O percurso todo tem aproximadamente duas horas, e para maior conforto vá com calçado confortável, de preferência tênis. Bebedouros e banheiros são bem sinalizados. O pedrisco durante o percurso dificulta a mobilidade com carrinhos de bebês e cadeiras de rodas; levamos o carinho da Giulia; foi um esforça a mais, mas foi tranquilo até porque ela ficou mais confortável. Ah, e não esqueça do protetor solar (item essencial). Há estacionamento pra veículo com baixo custo.
Quero Quero Café - um delicioso local para uma longa pausa |
Funcionamento e Investimento
Mapa do local
O valor do ingresso é R$25,00 com preços especiais para crianças com idade entre 03 e 12 anos; estudantes com carteirinha, adultos acima de 65 anos e residentes em Poços de Caldas cadastrados no programa de moradores. Como eu moro em Poços de Caldas e apresentei o comprovante de endereço paguei pelo ingresso R$15,00.
Aves aquáticas |
Pombos |
Aves africanas |
A beleza das araras |
Nenhum comentário:
Postar um comentário