O PODER DA RESILIÊNCIA

Resiliência...

capacidade de se recuperar das situações de crise e aprender com elas.
É ser flexível diante das adversidades, ter uma mente flexível,
pensamentos otimistas, metas claras,
e a certeza de que tudo passa.
Foto: @elviobezerra

RESILIÊNCIA é a propriedade de um corpo recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. Do latim resilio, - ire, que significa saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar. É a capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Estudando sobre resiliência, aprendi que não precisamos ser perfeitos, precisamos ser resilientes. Para entender melhor o que é ser resiliente basta observarmos o bambu, o símbolo da resiliência. 

Em comparação com outras árvores, o corpo do bambu não é tão grande e parece ser frágil, mas ele pode suportar as intempéries e as mudanças de todas as estações, tais como invernos rigorosos, verões quentes. Os bambus, são por vezes,  as únicas árvores que ficam de pé após tempestades, sempre voltando ao estado normal o mais rápido possível.

O bambu é altamente flexível, elástico, "enverga mas não quebra" e podemos até associar seu movimento suave à humildade. É uma planta muito versátil. 

Acompanhe o interessante vídeo sobre o Cultivo do Bambu e aprenda mais sobre a planta.


Comparando o bambu à resiliência, o site Jornal do Empreendedor divulgou uma matéria sobre 10 lições incríveis do bambu inspirada no TEDxTokyo - Garr Reynolds - Lessons from the Bamboo.

“O corpo do maior bambu não é grande em comparação a muitas outras árvores da floresta. Mas ele pode suportar invernos frios e verões muito quentes e são por vezes as únicas árvores que ficam de pé após uma tempestade.”


No vídeo Garr Reynolds  deixa claro que o que "parece fraco, é forte" e não vamos julgar o outro pelo tamanho e que não é preciso ser grande e imponente para ser forte. Também menciona a importância do "curvar mas não se quebrar", usando aí a humildade e a versatilidade para ter sucesso diante os caprichos da vida do cotidiano.

Outro ensinamento sobre o bambu é sobre suas raízes. A planta cria raízes profundas, ou seja, não é nada fácil arrancar um bambu da terra, pois o que ele tem para cima ele também tem para baixo. É uma lição sobre a importância de aprofundarmos a cada dia nossa raízes, porém sem perder a flexibilidade. Profundamente enraizado, mas ainda flexível.

Sobre a resiliência, é importante desacelerarmos nossa mente ocupada. Num ambiente agitado, acelerado muitas vezes não nos permite analisarmos a situação com clareza; importante aproveitar o momento de abrandar, acalmar a mente ocupada para ver as coisas com mais calma e clareza.


Estar sempre pronto e receber bem as mudanças também são características da pessoa resiliente, por isso é importante esvaziarmos de nossas noções preconcebidas, tais como orgulho, preconceito e medo e ficarmos, de certa forma, esvaziados como o "oco do interior do bambu" para recebermos novos conhecimentos, aprendizados e ficarmos preparados e comprometidos com o crescimento e renovação, e lógico, sem perder a simplicidade. 

Uma das mais surpreendentes características da pessoa resiliente é o poder de REERGUER-SE.

O bambu suporta o fardo pesado da neve, e no final ele tem o poder de reerguer-se, como se dissesse: “Eu não fui derrotado.”

Imagem: Internet.
Tal como o bambu após o inverno, a pessoa resiliente consegue reerguer-se após as adversidades, buscando sempre as melhores lições e aprendizados, estando inclusive preparada para os próximos enfrentamentos.

A pessoa resiliente mantém a positividade, afinal  pensar de maneira positiva é importante inclusive para dar mais valor aos aprendizados. Sempre manter o lado positivo das coisas nos motiva a seguir a caminhada. Tal como o bambu e o corpo humano, a pessoa resiliente também mantém  a flexibilidade, aliás, ser flexível é quase sinônimo de resiliência. 

O resiliente é tolerante às frustrações. A exemplo do nosso corpo tem a capacidade de se curar, afinal, a pessoa com resiliência é resistente e não tem medo das frustrações, até porque são as frustrações que a deixa mais tolerante, forte e aberto aos novos caminhos e aprendizados. 

A pessoa resiliente também tem a capacidade de aceitação, ou seja, aceitar a própria realidade e reconhecer que algo não está bem e precisa ser mudado. É olhar no espelho e tomar as providências necessárias para mudar o que não está bem, não importando o tempo que isso vai levar.

Outro pilar da pessoa resiliente é a auto estima, afinal se não tem auto estima qualquer frustração vai derrubá-la. Auto estima é gostar de si mesmo e gostar de viver a própria vida. Gostar de si e buscar sempre o desenvolvimento pessoal é importante, afinal, agregar valor a si mesmo contribui muito para tornar a vida mais interessante. Deixo como sugestão o Vídeo de Tiago Rodrigues comentando sobre Resiliência.

A resiliência nada mais é do que a capacidade humana de superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar

As pessoas resilientes conseguem não apenas amadurecer emocionalmente, como também ficam mais fortes depois de ultrapassada a fase negativa. 

Nelson Mandela e o incansável combate contra o Apartheid, Stephen Hawking e a luta contra a esclerose e Viktor Frankl e a vida durante o Holocausto são exemplos de histórias sobre a resiliência humana.




Elvio Bezerra

YOU MIGHT ALSO LIKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra