Palmeiras, torcida que canta e vibra nas redes sociais

Palmeiras

"quando surge o alviverde imponente"




Poderia ter escolhido outro dos grandes clubes brasileiros para abordar a ascensão nas redes sociais e acompanhar também a maneira que o torcedor é recepcionado pelo clube no universo digital, porém alguns motivos relevantes me levou a escolher o PALMEIRAS

Primeiro sou PALMEIRENSE desde criança (rs - motivo de grande relevância). Acompanho meu time do coração nas redes sociais, assim é possível compartilhar de maneira prática a experiência de como os clubes brasileiros tem interagido e recepcionado seus torcedores na internet. 

Outro motivo é porque Verdão foi considerado o Campeão do Século XX / Palmeiras - O Campeão do Século - O Filme.

Deixando a emoção de lado, outros motivos foram considerados para abordar a ascensão do Palmeiras nas redes sociais e internet. O crescimento do clube após 2013 foi um deles. O Palmeiras se destaca hoje como um dos times mais equilibrados financeiramente no Brasil e para alcançar o atual momento foi necessário maior cuidado com o torcedor, inclusive na internet.

O último título do campeonato brasileiro de futebol que o Palmeiras conquistou resultou também no livro Meu nome é Enea - Palmeiras: o maior campeão do Brasil, afinal, lidera o ranking de títulos nacionais. 

Eneacampeão Brasileiro, título de 2016


"Meu nome é Enea – Palmeiras: o maior campeão do Brasil" é um livro de realismo fantástico. Ou de ficção real. Parece sonho o maior vencedor de títulos no país do futebol voltar a ser campeão do Brasileiro, que não vence desde a Via Láctea montada pela Parmalat, em 1993-94. Mas é tudo realidade. É todo Palmeiras o Brasileiro de 2016. 

O livro que a Onze Cultural e Zinnerama lançam e Mauro Beting assina, com produção e reportagem de Bruno Elias, conta a história do inesquecível 2016 do eneacampeão Palmeiras. Desde a saída de Marcelo Oliveira até o último jogo da campanha vitoriosa, o personagem Enea lembra a história da vida dele e a do Palmeiras. Ele "nasceu" na hora em que o Verdão do pai Waldemar vencia o Fortaleza por 8 a 2, na final da Taça Brasil de 1960. O primeiro título nacional do Palmeiras.



Capa do livro 
O Palmeiras, campeão brasileiro de 2016 e vice-campeão brasileiro de 2017 é um dos times mais assíduos nas redes sociais. As redes sociais e o site da Sociedade Esportiva Palmeiras é atualizado diariamente.

Nos último anos os números são bem positivos para o Palmeiras. Atualmente é o terceiro clube no ranking de sócios torcedores e no ano passado foi considerado pela Forbes o segundo time mais valioso do Brasil. Também foi o time que mais arrecadou em 2017ficando em terceiro com o maior número de pagantes. Em 2018 o Palmeiras lidera o ranking e público nos estádios do Brasil e até o momento alcançou a maior renda bruto com a bilheteria. As receitas do time alviverde são diversificadas, conforme explica o jornalista Rodrigo Capelo na matéria "As finanças do Palmeiras: do aperto financeiro ao posto de mais rico do futebol brasileiro".

Já nas redes sociais, o time alviverde ocupa a quarta colocação no Ranking Digital dos clubes brasileiros em fevereiro 2018, mesma posição em Janeiro/2018, conforme informações do IBOPE REPUCOM (site), que é uma joint-venture, fruto da parceria, firmada em 2013, entre Repucom, líder global em pesquisas de marketing esportivo e patrocínio, e a Kantar IBOPE Media, líder em medição da audiência na América Latina. 

Atualmente o clube ocupa a quarta posição no facebook e twitter, a quinta posição no Instagram e tem o segundo maior canal do YouTube entre os clubes brasileiros. 

O combinado de todas as redes sociais do Palmeiras, de acordo com a medição do último Ranking Digital, corresponde a 8.802.306 seguidores/torcedores

A última pesquisa Lance/Ibope coloca o Palmeiras com a quarta maior torcida do Brasil, somando 10,6 milhões de torcedores

Ranking - Fevereiro/2018

CANAL DO YOUTUBE TV PALMEIRAS/FAM


O canal do YouTube TV PALMEIRAS/FAM conta hoje com mais de 732 mil inscritos, com vídeos periódicos dos gols, informações dos últimos jogos, bastidores, interação com o torcedor e entrevistas com ex-jogadores, informações das categorias e base e Academia de Craques, entrevistas com César SampaioDuduEullerRonaldoLeivinhaValdir de MoraisJorginho Putinatti e o mestre Ademir da Guia. Há ainda vídeos do goleiro Marcos respondendo as perguntas do torcedor na campanha #Marcos500.Também encontra o Teaser - Especial 'O Primeiro Mundial' e o Especial MUNDIAL de 1951: a verdadeira história. O número de inscritos do Canal não para de crescer.


Comemoração - Eneacampeão brasileiro


Homenagem à Chapecoense


TWITTER @Palmeiras

No Twitter @Palmeiras conta com 2.926.388 seguidores.





Hashtag´s    frequentam os caracteres do Twitter nos dias de jogos do Verdão. O twitter palmeirense é atualizado diariamente, com informações dos treinos, jogadores, notícias e claro, dos jogos. Enquanto a bola rola, a rede social alviverde é praticamente atualizada, lance a lance.

FACEBOOK @palmeiras

Fixado no topo da página do Facebook @palmeiras está o vídeo O futebol não começou nos anos 90. #QuemTemMaisTem9. A capa da página adotou a versão vídeo do Facebook, com lance de jogos e imagens da torcida que canta e vibra. Até o momento a página do Verdão foi curtida por 4.218.266 pessoas. Pela fanpage também é possível comprar a camiseta do clube alviverde e acompanhar os craques do clube, bastidores dos treinos, a escalação dos jogos, notícias sobre a diretoria e até informações das últimas contratações e resultados dos jogos. 

Post compartilhado na fanpage S.E. Palmeiras comemorando 3 milhões no 
Allianz Parque #FamíliaPalmeiras

INSTAGRAM @palmeiras

No início de fevereiro o Palmeiras atingiu 1 milhão de seguidores no Instagram @palmeiras

E comemorou ao estilo da Torcida que quanta e vibra! 
Instagram do Palmeiras atingiu mais de 1 milhão de seguidores

O Alviverde adotou todas as interatividades do #instagram. As postagens são constantes, com atualização sistemáticas dos stories  e convida os torcedores/seguidores a interagir. Os craques do time estão muito presentes na rede. 

Stories do Palmeiras anunciando o Jogo para os torcedores

Os compartilhamentos de fotos e vídeos, com bons filtros e ótimos click's dos jogadores, torcida, treinos, comemorações, jogos, bastidores e ex jogadores cativam os seguidores.

O Palmeiras também tem a campanha que convida o torcedor a participar do #PassaporteVerde 

Viajou para o exterior? Entre em palmeiras.com.br/passaporteverde e participe! Assim os torcedores compartilham fotos com as bandeiras e várias localidades do mundo.

                                    

A interação com o torcedor na rede é constante. A campanha "envie suas ilustrações para o e-mail redessociais@palmeiras.com.br", convidando o seguidor a participar #PalmeirasCollab resultou e ainda resulta em criativas ilustrações.
Como exemplo temos a ilustração de @danirarte sobre o  jogador @thiago_tsantos na #PoseDeQuebrada, marca do humorista e palmeirense @othiagoventura - Thiago Ventura.


No instagram do verdão também não poderia faltar o templo alviverde. Belíssima imagens do Allianz Parque também estão na rede social. Uma das últimas foi com a "torcida maravilhosa" comemorando Três milhões de torcedores no Allianz.

Os mascotes do Palmeiras também são figuras presentes na rede social.

Interatividade e envolvimento constante com o torcedor/seguidor

SITE - Sociedade Esportiva Palmeiras

Sociedade Esportiva Palmeiras, Site Oficial do Maior Campeão do Brasil, é possível conhecer a História do Verdão, navegar na galeria dos Títulos e saber quem são os maiores artilheiros e os 100 jogadores que mais atuaram. Também é possível acessar o Sócio - Avanti Palmeiras e as redes sociais do clube, assim como as redes sociais @avantipalmeiras - Facebook@palmeirasavanti - Twitter@avantipalmeiras - Instagram.



“O Palmeiras está investindo para conhecer o seu torcedor de verdade. Com o Microsoft Dynamics CRM Online sendo a plataforma de gestão principal, ficará muito mais simples entender as necessidades dos fãs e torcedores, tratando cada um deles como um indivíduo único, com necessidades e desejos diferentes, mas ligados pelo mesmo motivo, que é a paixão pelo clube”, explica Flávio Vasconcelos.

O crescimento do clube nas redes sociais demonstra que os investimentos no marketing digital tem dado certo para o clube alviverde.


Elvio Bezerra

YOU MIGHT ALSO LIKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra