Travel and Share
Por @elviobezerra
![]() |
Rômulo e Mirela / Foto: Travel and Share |
"De tanto mudar aprenderam que a mudança é uma chance de recomeçar".
Hospede-se com Moradores Locais e Conheça Viajantes
COUCHSURFING
Conheci sobre Couchsurfing com Romulo e Mirella. Pesquisando um pouco mais, o termo couchsurfing surgiu em meados de 2002, quando apareceu a ideia de criar uma rede de pessoas que queriam hospedagem grátis. Traduzindo para o português, é algo parecido como "surfe no sofá", até porque os surfistas buscavam esta alternativa para não terem custos com hospedagem. O projeto se tornou uma comunidade online mundial em que os participantes compartilham seus sofás sem cobrar nada por isso. Isso tudo com um único objetivo, trocar experiências, uma troca cultural proporcionada pela convivência, de forma breve. Foi justamente acompanhando os vídeos do canal Travel and Share que ouvi a magnífica frase:
"Hospitalidade não tem nada a ver com nacionalidade, tem a ver com coração."
Sabe aquele ditado em que você já deve ter ouvido: "É igual coração de mãe, sempre cabe mais um", então, muito embora eu ainda não experimentei o couchsurfing, é esta sensação que os vídeos do canal transmite. Pela viagem da América, do Ushuaia ao Alaska, cada casa, ou melhor, cada lar onde foram acolhidos a sensação sempre transmitida pelos anfitriões era que eles realmente adotavam a expressão "igual coração de mãe". Não foi somente o sofá compartilhado, mas sim as alegrias, diversões, gastronomia e múltiplas experiências que contagia quem assiste os vídeos (fica aí o convite); acredito que talvez as trocas de experiência e a veracidade transmitidas talvez seja um dos temperos para o crescimento do projeto. Realmente, "A estrada dá tudo que o viajante necessita."
"Viajar é muito mais do que visitar lugares e fotografar paisagens. Viajar de verdade é conhecer pessoas, compartilhar experiências com elas."
TRAVEL AND SHARE
Onde termina a terra e onde começa o mar? Quando a gente começa a realizar os sonhos?
Para a primeira pergunta, a resposta é: Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Já a resposta da segunda pergunta, para Rômulo e Mirella, talvez seja "Viajar e Compartilhar", em inglês Travel and Share. (Não, "ele" não é o "Travel" e "ela" não é a "Share").
Ah, e sim, Rômulo e Mirella se conheceram no aplicativo Tinder, aliás, já fizeram tanta propaganda sobre o aplicativo que o Tinder deveria patrociná-los. Pois é, Deu Match!
No começo de 2015 eu estava navegando na internet quando uma matéria do G1 Sul de Minas me chamou a atenção:
Logo abaixo, o subtítulo da matéria ressaltava: De Poços de Caldas, Mirella Rabelo deixou mundo corporativo para viajar. Plano é conhecer e contar experiências de 50 países, durante dois anos.
"Saltar de paraquedas, de bungee jumping, praticar balonismo, esquiar, viver uma noite em Las Vegas, caminhar pela muralha da China, cruzar a Rota 66, o Himalaia, comer algo vivo, cruzar um deserto, ajudar uma ONG, andar a camelo... Pode parecer um pouco diferente, mas esta é a lista de “prioridades” para 2015 preparada pelo casal Mirella Rabelo, de 32 anos, que é de Poços de Caldas (MG) e Rômulo Wolff, de 34 anos, da cidade de Osório (RS). Desde o dia 24 de dezembro do ano passado, os dois estão na estrada realizando o sonho de ‘mochilar’ e percorrer pelo menos 50 países em 24 meses.
Ora, quem nunca pensou em dar a "Volta ao Mundo". Após ler a matéria, logo em seguida eu já estava seguindo o Instagram @travelandshare. Não demorou para eu visitar o site Travel and Share e começar a seguir o Twitter @travelsharebr e também curtir a Fan Page - Facebook - @travelandsharebr.
Lógico que me inscrevi no Canal do You Tube e se você que lê esta matéria ainda não for inscrito, se inscreve porque nesse momento ultrapassaram 650 mil inscritos no canal.
Tenho certeza que não sou o primeiro inscrito do canal do Youtube, mas estou entre os primeiros inscritos, assim tive o privilégio de acompanhá-los por milhas e milhas conforme o Roteiro.
Começaram pela Bolívia, mas até acontecer o Pedido de Casamento / Matéria G1 - Pedido de Casamento foram muitos quilômetros.
Passaram pela Rota 66, pelos cenários da série Breaking Bad, pelos Grand Canyon, Arizona (EUA), fizeram algumas apostas em Las Vegas, pisaram na Calçada da Fama - Los Angeles e por outros cenários em Hollywood, visitaram o Mickey na Disney da Califórnia e percorreram a Costa da Califórnia, San Francisco, Portland e uma cidade subterrânea em Montreal. Realmente, foram do Ushuaia ao Alaska.
Tomaram muita chuva em Machu Picchu passaram pelo Deserto do Atacama e enfrentaram o frio em Bariloche.
Noivos durante a viagem. Foto: Travel and Share |
Até agora foram 38 países distribuídos pela América, Europa e Asia.
Dinamarca, Noruega, França, Inglaterra, Alemanha, República Checa, Holanda, Qatar, Áustria, Itália, Eslovênia, Espanha, Israel, Japão, Tailândia, Portugal e Luxemburgo.
Experimentaram bons chocolates na Bélgica, muito frio no Canadá e muita diversão no México com direito a hospedagem de luxo em Cancun.
Dirigiram pela América Central, passando por Guatemala, El Salvador / Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
Que tal o Parque Nacional Yosemite ou uma Fazenda no Oregon?
Talvez a Menor Casa do Mundo ou pela cidade da casa do apresentador Silvio Santos nos EUA.
As belíssimas paisagens de Cannon Beach ou Casas Flutuantes. As famosas Ruínas Maias de Tikal e um Hotel chique na Guatemala.
Para os cervejeiros de plantão, estiveram na tão sonhada Oktoberfest em Munique e beberam cerveja numa fonte de cerveja na Praça na Eslovênia.
O que você prefere, o Canal do Panamá, Glaciar na Islândia ou Glaciar na Noruega?
Da ficção à realidade - Cenário de Filmes?
Que tal um lugar onde J.K. Rowlling, a autora de Harry Potter se inspirou para criar a escadaria de Hogwarts ou Volterra. cidade onde "vivem" os Vampiros da família Vultori da saga Crepúsculo.
Para quem gosta de romance, cenário de Filme em Nothing Hill; já para quem aprecia filmes com inusitadas experiências, que tal Into the Wild - Na Natureza Selvagem?
![]() |
Fábrica de Cristais Swarovski na Áustria - Foto: Travel and Share |
Se estiveram em New York? Sim, e também passaram pela Times Square.
Na Itália, se divertiram com as fotos na Torre de Pisa.
Acredita que conheceram o Museu dos Vikings e uma cidade fantasma com Igreja de ossos?
Pra mim, um dos momentos mais emocionante do canal é o vídeo sobre um Campo de concentração na República Checa.
A história do Muro de Berlin também impressiona. Conheceram a cidade mais antiga da Alemanha, passaram pela Terra Santa, Mar Morto e a fantástica Masada em Israel.
Aprenderam sobre o Muro das Lamentações e aproveitaram muito um lindíssimo tour na fábrica de Cristais Swarovski na Áustria.
Estiveram no movimentado mercado no trilho do trem em BangKok, Aquário em Orlando e Tirolesa na Costa Rica.
Para os amantes do esporte, tiveram a honra de acompanhar os detalhes e preparativos da Copa do Mundo de Futebol do Qatar 2022, assistiram Hockey em Toronto, torceram num jogo do Benfica em Lisboa, corrida de carro, corrida de kart em San Francisco, lutaram Jiu Jitsu e estiveram numa competição de jogos de tabuleiro em Doha
No Brasil, passaram a noite numa casa da árvore em Monte Verde.
ANIMAIS PELO CAMINHO
O mundo animal também esteve no caminho.
![]() |
Foto: Travel and Share |
Encontraram pinguins, falcão de estimação, camelo, cachorro, cobra, urso e também "O Baleia".
Uma floresta de bambu no Japão. Aliás, se acha que já foi o bastante, então acompanhe Todos os Episódios.
![]() |
Sorvete, fonte de energia do casal. Foto: Travel and Share |
VIAJAR DÁ FOME
Você deve estar se perguntando como Rômulo e Mirella conseguem tanta energia.
Acredito que seja da Torta de Abóbora do Café da Criatividade, comida japonesa ou do Sorvete de Nitrogênio. Talvez da Torda de Limão, Maçã Caramelada, Salada César e muita Comida Americana.
Acredito que o churrasco indiano e doces mexicanos também ajudam. Os Doces na Noruega também contribuíram para repor as energias (será?).
Pode acrescentar também os churros, gelo, ceia de natal, batata em espiral, Stroopwafel em Amsterdam, comida árabe, comida canadense, muita pizza e abundância de comida em Israel.
Aposto que o café personalizado no Japão proporcionou muita disposição, porém eles conseguiram manter a forma comendo plantas numa casa da árvore e comida de saco.
Já os refrigerantes na Ásia, escorpiões, comida coreana não ajudaram muito, mas talvez o segredo da energia e disposição para as viagens seja Nutella e todas as dicas do Travel and Share cozinha.
Confesso que fiquei com muita vontade de experimentar a massa na panela de queijo. Também tive vários receios sobre a comida de rua na Tailândia.
IMPREVISTOS PELO CAMINHO
Durante a viagem o casal enfrentou desafios com visto, carro quebrado e até fome no deserto.
Estiveram na cracolândia de Vancouver e enfrentaram muito frio no Canadá.
Acabaram dormindo no presídio (do lado de fora rs) e certo dia encontraram o vidro do carro quebrado.
Foram dias de muita chuva em Portugal.
Até venderam um algodão doce com mão suja para a Mirella. Acredito que tanto o Rômulo quanto a Mirella jamais esquecerão o som da gaita.
DICAS E CURIOSIDADES
Quando você encontra um casal que resolve viajar pelo mundo de carro com certeza há várias dúvidas, perguntas e curiosidade e acredito que muitas das suas dúvidas já foram compartilhadas, explicadas e contadas nos vídeos do canal do YouTube.
Por exemplo, enviar o carro de um continente para o outro, as possibilidades de hospedagem grátis, dicas de camping, e outras curiosidades como carros pequenos.
Há informações e dicas sobre morar em Portugal, um motorhome para bicicleta e muitas dicas sobre viagem.
Quando estavam na Itália comentaram sobre corrupção e máfia. Fizeram várias comparações sobre caro e barato e até mostraram as casas falsas na Noruega.
Compraram uma mini panela de pressão e mostraram um banheiro estranho na França.
Sobre finanças e economia, ensinaram o que comprar com 1 Euro e explicaram sobre intercâmbio na Espanha.
Até comeram batata frita.
Deram várias explicações sobre planejamento e como se organizaram para viajar.
Curiosos em relação a verdade sobre as máscaras usadas pelos japoneses?
No Canadá mostram o kit de emergência contra urso. Também deram dicas de como o hóspede deve se comportar e o ouvido pegou fogo.!?
Hospedagem Grátis
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Viajar é uma das melhores formas de aprendizado e adquirir experiência culturais, gastronômicas, conhecer outros costumes e experimentar muitas outras possibilidades para a vida.
Meu pai trabalhou por muitos anos como motorista de caminhão, então me recordo bem sobre as caronas de caminhão.
![]() |
Cachoeira na Noruega / Foto: Travel and Share |
O cenário político do Brasil não é dos melhores mas acompanhar iniciativas como o teste de honestidade de uma cidade no interior da Holanda nos proporciona esperança de um mundo melhor e menos corrupto.
Compartilharam como é um voo de primeira classe e sobre a experiência de viver na Islândia e acompanhar a maravilhosa da Aurora Boreal. As água de belíssimas cachoeiras estão nos vídeos do Canal.
Foram entrevistados pelo Rui Unas em Portugal e sambaram no carnaval da Itália. Se acha que é fácil viver sem banheiro, mas eles conseguiram.
Estiveram numa festa no motorhome, se banharam numa piscina de água de vulcão, tomaram banho de lama e aprenderam que é possível cozinhar na areia da praia.
Tour de Barco, dirigir no meio de uma cachoeira, experimentar a moradia de casa miniatura na Noruega, atravessar um túnel embaixo do mar e passar pela ponte mais curva do mundo foram outras experiências compartilhadas.
Aurora Boreal na Islândia
A Mirella optou por experimentar um vestido de noiva em Londres e conheceram uma escola de chá no Japão.
Participaram da colheita de uva, foram esquiar, navegaram em alto mar, curtiram a montanha russa em Orlando e estiveram numa ponte nas alturas.
Experimentaram uma nevasca em pleno deserto e passeio de helicóptero no México. Para quem acompanha o canal do YouTube sabe perfeitamente que eles adoram sorvete, por isso resolveram aprender a fazer sorvete.
Passaram algumas noite no hotel cápsula no Japão, país onde também realizaram o primeiro e único "encontrinho" com os inscritos do canal e ganharam vários presentes.
O Rômulo resolveu enfrentar uma escadaria antes do casamento e um escorregador de 100 metros de altura na Áustria. Luxo? Ah, eles sempre se permitem e acabam encontrando alguma piscina de luxo.
QUEM É A GALLEGA?
"Reza a Lenda que o dicionário brasileiro teve uma alteração importante, a palavra Galega.
Galega = Meio pelo qual as pessoas conduzem os seus sonhos, suas aspirações e suas paixões. Galega é sinônimo de esperança de que algo bom está para acontecer, podendo também ser compartilhado com outras pessoas que vivem seus sonhos e compartilham o bem e suas histórias. :) E assim Disse o Nário!"
Gallega é a Nissan Frontier que levaram Rômulo e Mirella pelas estradas do Mundo. Quando estavam planejando a viagem o casal apresentou o projeto à Nissan e a Gallega se tornou o terceiro e importante elemento do projeto.
Num dos vídeos o casal afirmou que "a Gallega significa transformação" e de fato a Gallega foi fruto de inúmeras transformações.
Conquista das Américas
![]() |
Gallega antes de começar a viagem / Foto: Travel and Share |
![]() |
Barraca adaptada na Gallega / Foto: Travel and Share |
A Gallega foi a casa, o transporte e a empresa de Rômulo e Mirella. As vezes me pego acreditando que a Gallega tem vida, tipo o Bumblebee do Transformers.
Boa parte de todo o trajeto o casal viajou com uma barraca acoplada na carroceria da caminhonete, até consquistaram o motorhome, ou melhor, a casa nova, que aliás, passou por recente reforma.
Quer conhecer melhor sobre o "lar Travel and Share", acompanhe o tour pelo carro/casa.
Veja também como era na época da barraca, a rotina, a faxina, o banho e até como enfrentam o frio.
Acompanhe o antes e o depois com o motorhome.
A Gallega também sempre recebeu visita. O casal ressalta que "Esqueceram os luxos da cidade e descobriram os pequenos prazeres da estrada" e "na diferença de cada lugar, descobriram o quanto somos parecidos".
Neste ano, também conquistaram uma Gallega nova que tem vários desafios pela frente, afinal, "de tanto mudar, aprendemos que a mudança é uma chance de recomeçar".
![]() |
Vida no motorhome / Foto: Travel and Share |
"Mudar é preciso"
O que significa uma Gallega para você?
Para Rômulo e Mirela é uma das ferramentas que possibilita "mudar todos os dias, seja de cidade, de país ou situação" e com certeza "de tanto mudar aprenderam que a mudança é uma chance de recomeçar".
Eu sempre digo que o bom da vida é que podemos começar de novo todos os dias, afinal uma história não termina quando uma viagem acaba.
![]() |
Uma Gallega renovada / Foto: Travel and Share |
COMEÇANDO MAIS UM DIA... QUE ALEGRIA!
Enquanto eu escrevo, o canal Travel and Share tem exatamente 650.089 inscritos e são mais de 61.563.045 visualizações, mas como todo sonho e projeto, nada é fácil.
Me recordo quando estavam no YOUTUBE Space - Los Angeles e ficaram encantados com os cenários, estruturas e também com a possibilidade de utilizar a mega estrutura do YouTube para gravar vídeos, porém a liberação era somente para os Youtubers com mais de 10 mil seguidores no canal e naquela ocasião o canal Travel and Share não tinha alcançado os 10 mil inscritos.
Os 10 mil inscritos foram conquistados quando estavam em Washington, D.C..
A placa de 100 mil inscritos foi conquistada com muita comemoração na casa do Brancoala e os 200 mil inscritos foram celebrados na Tailândia; em agosto do ano passado conquistaram 500 mil inscritos e fizeram uma live no dia das crianças para comemorar 560 mil inscritos no canal; em novembro outra live para comemorar 580 mil inscritos. Os inscritos no canal não param de crescer e resolveram compartilhar 50 fatos sobre o casal e muitas novidades para 2018; sem dúvida, das metas de 2018 além das muitas viagens, está a conquista da placa de 1 milhão de inscritos no canal.
500 MIL INSCRITOS
Para ter uma ideia do tamanho do canal, cidades como Aracajú e Cuiabá, que são capitais de Estados do Brasil, não tem 650 mil habitantes.
Travel and Share está entre meus canais favoritos do Youtube. A evolução e mudança constante me agrada bastante. Não é um canal de dicas e experiências turísticas, pelo contrário, é uma troca e compartilhamento de inúmeras experiências de vida, reflexão sobre mudanças, evolução, aspectos humanos, dicas profissionais e se você acompanhar do primeiro ao último vídeo identificará como ocorreu a evolução do projeto e também dos idealizadores em vários aspectos.
É um estilo de vida, com muitas mensagens positivas que conquista as pessoas que acompanham. É uma forma de mostrar que os sonhos e objetivos são perfeitamente possíveis de serem realizados, desde que ocorra planejamento, metas, dedicação e muito trabalho.
![]() |
Comemoração de inscritos no Canal / Foto: Travel and Share |
Travel and Share é uma empresa que está alcançando o sucesso a cada dia.
É um empreendimento digital bem sucedido; são mais de três anos de existência e além dos mais de 650 mil inscritos no canal do YouTube há mais de 177 mil seguidores no Instagram, 6180 seguidores no Twitter e quase 110 mil seguidores no Facebook.
Estão executando as metas para 2018 e se ainda há alguma dúvida sobre todo o projeto talvez ela possa ser respondida no Travel and Share responte ou no site.
Como diria meu irmão, rapadura é doce, mas não é mole não, ou seja vida no motorhome tem lá suas dificuldades porém o casal deixa claro que é possível ganhar dinheiro enquanto viaja.
Ensinamentos e lições são amplamente compartilhados pelo casal; como exemplo temos foco nas coisas boas, dica de economia e também as vezes contar com a sorte.
Já anunciaram que neste ano realizarão várias palestras pelo Brasil. Estarei lá acompanhando!
Eu vou seguir viajando com Travel and Share porque tenho certeza que amanhã tem MAIS VÍDEOS E MAIS HISTÓRIAS...
![]() |
Facebook - Travel and Share - Rômulo e Mirella |
E se quer saber mais sobre Travel and Share, aquira o livro "A ESTRADA DÁ TUDO QUE VOCÊ PRECISA"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário