ECONOMIZE: BANCOS DIGITAIS OFERECEM CONTA GRATUITA

.


Primeira postagem no Blog para compartilhar sobre experiências financeiras e economia.

Já ouviu o ditado: "O futuro a Deus pertence". Será?

Quem como eu nasceu na década de 80 e hoje se encanta com as referências nostálgicas que a série Stranger Things da Netflix traz vai concordar que o futuro, na verdade, já chegou. E por falar na Netflix, nos anos 80 e 90, quando entrávamos nos corredores das vídeos locadoras para garimpar os filmes em VHS (não sabe o que é, dá um google rs) separados por gêneros não imaginávamos que hoje a facilidade estaria nas nossas mãos, na hora que queremos e bem mais barato que alugar vários filmes correndo o risco de pagar a famosa multa porque a "fita" não havia sido rebobinada. 


Também, além dos corredores das vídeos locadoras, outro lugar que frequentei bastante (e acredito que talvez você também) foram as filas dos bancos. Confesso que quando estou nas filas das agências bancárias me sinto roubado porque considero que um dos bens mais precioso que temos, o tempo, está simplesmente sendo desperdiçado.

Em 2017 o Banco Itaú desejou Feliz 2018 através da emocionante propaganda com narração da atriz Fernanda Montenegro, sob o título "Eu sou o futuro". O texto é muito interessante, tanto que compartilho na íntegra:

“Desde o início dos tempos, eu vejo o quanto vocês tem medo do futuro.
O futuro é incerto, assusta.
Eu nunca falei nada, mas agora eu vim pessoalmente, contar a verdade.
Eu devia ter mais medo de vocês, do que vocês de mim.
Porque eu não posso escolher nada, criar nada, viver nada.
Eu só posso olhar para o que vocês fazem aí no presente e torcer para que vocês façam as escolhas certas.
Então amem, agora;
Respeitem quem é diferente de vocês, agora;
Porque só assim a paz pode existir no futuro.
Lutem para serem mais felizes, agora;
Porque só assim a felicidade vai existir no futuro.
Vocês não estão nas minhas mãos, sou eu quem estou nas mãos de vocês."


Como eu disse, um excelente texto. Segue o vídeo da propaganda, caso você queira apreciar melhor na voz da talentosíssima Fernanda Montenegro:



Agora, você deve estar se perguntando: O que toda essa introdução sobre tempo, futuro, tem a ver com o assunto "Banco Digital". Aí eu lhe pergunto, você tem medo do futuro ou o futuro está em suas mãos? 
Ora, mudamos a maneira de assistir filmes sem deixar de apreciar os filmes que gostamos, ou seja, nos permitimos ao novo. Da mesma forma, quando pensamo em banco, e claro, também no nosso rico dinheiro, podemos adotar a mesma premissa. Que tal não enfrentar mais filas bancárias e ainda ficar isento da inúmeras tarifas que as instituições bancárias tradicionais cobram? Se nesse momento você pensou que "não é seguro" e outras dúvidas mais, volta lá no texto do Banco Itaú: "Respeitem quem é diferente de vocês, agora; Porque só assim a paz pode existir no futuro. Lutem para serem mais felizes, agora; Porque só assim a felicidade vai existir no futuro. Vocês não estão nas minhas mãos, sou eu quem estou nas mãos de vocês."

Percebe que o tradicional nem sempre é o mais vantajoso. Melhor explicando, os bancos tradicionais cobram tarifas e oferecem serviços que são gratuitos nos bancos digitais.

O Banco Digital se caracteriza por apresentar uma proposta de valor onde a maioria dos seus produtos e serviços sejam oferecidos de forma digital e também muitos serviços gratuitos. São instituições que não possuem agências físicas e que oferece serviços como cartões, pagamentos de contas e transferências bancárias por meio de aplicativos no celular e sites na internet, com propostas de oferecer aos clientes serviços mais práticos, eficientes e, principalmente, com baixo custo, para fazer frente às tarifas salgadas cobradas pelas grandes instituições financeiras. Ressalto que contamos atualmente com vários bancos digitais, porém escolhi duas opções: Banco Inter e Nubank.

Banco Inter


O Banco Inter promete que "Seu banco pode ser diferente. Simples e parceiro" e também revolucionar a relação das pessoas com o seu banco é o propósito.
Fundado em 1994, o Banco Inter foi primeiro banco 100% digital do país e é o único a oferecer conta corrente digital totalmente isenta de tarifas, integrada a uma completa plataforma de serviços. Banco Inter é um conglomerado financeiro brasileiro sediado na cidade de Belo Horizonte. A instituição atua no mercado de ativos com operações de conta corrente, capital de giro (Middle Market), crédito imobiliário, financiamentos, cartões de crédito, câmbio, consórcios, seguros e crédito consignado.


No seu site, o Banco Inter mantém atualizado o Tarifômetro, demonstrando em tempo real o quanto seus clientes já economizaram. O banco ressalta que "não gastamos com agências e outras complexidades, preferimos investir em uma conta gratuita pra você".

O banco também oferece conta corrente sem mensalidade, inclusive para Microempreendedor individual (MEI). No ano passado, foi a primeira fintech a abrir capital em bolsa de valores no Brasil.



Nubank


O Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e banco digital com operações no Brasil, sediada em São Paulo e fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez. Em 2014, a empresa lançou o seu primeiro produto, um cartão de crédito internacional com a bandeira Mastercard, sem anuidade e completamente gerenciado por meio de um aplicativo. Em 2017, o Nubank também lançou seu programa de benefícios, o Nubank Rewards, e a NuConta, conta digital, A primeira compra realizada com um cartão Nubank ocorreu em 1º de abril de 2014. Em 2018, o Nubank atingiu o status de startup unicórnio ao atingir avaliação de preço de mercado no valor de 1 bilhão de dólares, sendo a terceira empresa brasileira com esta marca até então.

Tem como investidores Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management, Founders Fund, Goldman Sachs, QED Investors, DST Global, Redpoint Ventures, Ribbit Capital, Dragoneer Investment Group, Thrive Capital e Tencent.

Em 2018, após o lançamento do novo design do seu cartão, a empresa entrou para o Guinness Book ao fazer o maior unboxing do mundo.



Como os bancos digitais funcionam?

Um banco digital funciona de forma simples. Abrir a sua conta é geralmente é fácil. É possível baixar o aplicativo, cadastrar e enviar os documentos através de fotos. Geralmente, em poucos dias e após a avaliação da documentação, você recebe a confirmação do Banco, com os dados da conta e pode fazer as transações no site ou no app. O cartão é enviado para seu endereço e desbloqueado diretamente no aplicativo do Banco.

Vantagens 

Uma das vantagens é que esses bancos não cobram tarifas para nenhum tipo de transação, sendo possível também fazer investimentos, que vão render mais que nos bancos tradicionais; não vai precisar pagar nenhuma tarifa para ter a sua disposição todos os serviços bancários dos quais, você necessita e também nunca mais mais vai precisar enfrentar filas para resolver problemas em uma agência bancária (Ufa!).

Caso ocorro algum problema, você pode resolver diretamente pelo suporte on line do app ou site. É importante que antes de você abrir a conta no Banco Digital escolhido, analise se realmente é oferecido a isenção de todas as cobranças e tarifas. 
O acesso aos serviços é fácil e descomplicado a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana, com saques ilimitados na rede de Bancos 24 Horas e as transferências para o mesmo banco são ilimitadas, assim como as transferência via DOC ou TED para o mesmo banco ou não, também são ilimitadas.

As suas contas e seus boletos sem custo adicional e sem precisar sair de casa. Consulta o saldo e o extrato da sua conta sem pagar tarifas e sem sair de casa também. Faz todas as transações através da internet, usando seu telefone ou seu computador, sem pagar tarifas por isso.

Tem disponível cartão de débito para compras e saques disponíveis e sem custos e pode solicitar a função crédito também.

Desvantagens 


Acredito que as maiores desvantagem são os preconceitos e os questionamentos sobre a possibilidade digital, considerando que muitas pessoas ficam desconfiadas com relação aos serviços ofertados e a isenção das tarifas, até porque não há agência física, sendo que com isso nem todos disponibilizam o saque em dinheiro

Nos casos de saque, caso seja necessários, há opção de utilizar a Rede Banco 24 Horas ou ainda transferir o dinheiro para a sua conta em um banco físico e então ir até a agência para fazer o saque, até porque as transferências são ilimitadas.

Os bancos digitais também não fornecem talões de cheques para os clientes, mas na era do cartão a gente nem se lembra da possibilidade.

A dica é sempre pesquisar e analisar sobre o Banco Digital escolhido e ler o contrato e o termo de adesão com atenção.

Gostou desse artigo e está interessado em mais conteúdo como esse, continue acompanhando o nosso blog e confira as nossas publicações anteriores.


Elvio Bezerra

YOU MIGHT ALSO LIKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra