Farol de Santa Luzia
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
Érico Veríssimo
Farol de Santa Luzia - Vila Velha - ES - Foto: @marahmontes |
Para quem acompanha o Blog sabe o quanto eu gostei de conhecer Vitória e Vila Velha - ES. Foi uma viagem muito rápida, mas como já disse antes, fui muito bem recepcionado pela minha amiga @marahmontes.
Já contei um pouco no post CONVENTO DA PENHA, UM MILAGRE PARA OS OLHOS.
Uma pausa para falar da Marah (rs), além de grande amiga, é jornalista, empreendedora e maquiadora - Instagram - @studiomakebyme / Facebook @studiomakebyme (conheça o trabalho dela).
Selfie com a @marahmontes no Farol Santa Luzia - Vela Velha - ES |
O Farol de Santa Luzia foi inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, no final da Praia da Costa, Vila Velha, Espírito Santo, com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória.
É uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura. Foi confeccionada na cidade Glasgow na Escócia, em 1870 e encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.
Para quem entende sobre navegações (o que não é meu caso), em 1917, o aparelho luminoso constituído de um carro móvel foi substituído pelo atual, o qual consiste em uma lente BBT 4º Ordem, 500mm de diâmetro do tipo “olho de boi” com quatro focos divididos em: 01 elemento ótico, 02 dióptricos e 09 catadióptricos, “olhos de gato”, sendo 06 inferiores e 03 superiores.
Portão de entrada do Farol de Santa Luzia - Foto: @elviobezerra |
Devido à lente ter forma hexagonal, o espaço de dois painéis lenticulares é eclipsado por um anteparo opaco de metal, oriundo da França, cuja fonte luminosa era gerada através de um bico incandescente que queimava querosene, exibindo alcance luminoso de 15 milhas náuticas. O giro da lente era movido pela atual máquina de rotação tipo relógio.
Vista - Farol de Santa Luiza - Vila Velha - ES - Foto: @elviobezerra |
O local é belíssimo. Há demarcações que devem ser respeitadas por segurança. Chegamos lá pela manhã, assim tivemos que esperar um pouco porque o portão abria somente às 9h. O funcionamento é das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, porém o portão fecha às 16h30. (Telefone (27) 3349-3898 / farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br.
A Marinha do Brasil é a atual responsável pela área, e por sinal fomos muito bem atendidos.
Portão de entrada do Farol de Santa Luzia - Foto: @elviobezerra |
O folheto orientativo explica que a visita pode ser feita por grupos de no máximo 25 pessoas, podendo permanecer no local durante 20 minutos; está impedido acesso ao local de pessoas com traje de banho, sem camiseta e/ou vestindo roupa inadequada a organização militar; menores de idade devem estar sempre de mão dada com um adulto (acredito que esta regra é para crianças pequenas rs); a visita se limita ao espaço demarcado garantindo a segurança; não é permitido a entrada no Farol.
Foto: Farol de Santa Luzia - Vila Velha - ES - Foto: @marahmontes |
Pelo caminho de entrada há fixado nas paredes vários tipos de nós de marinheiros.
Nó de Forca. Foto: @elviobezerra |
Coxim de Tear - Foto: @elviobezerra |
Bola de Berlim - Foto: @elviobezerra |
Não deixe de incluir no seu roteiro de viagem para Vix ou Vila Velha o Farol de Santa Luzia.
Foto: Farol de Santa Luzia - Vila Velha - ES - Foto: @marahmontes |
Por @elviobezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário