CONVENTO DA PENHA, UM MILAGRE PARA OS OLHOS

Convento da Penha, um milagre para os olhos




Janela do Convento da Penha - está entre as janelas com vistas mais lindas que já conheci. Foto da querida amiga @marahmontes - Maraíza

Esta viagem começou com o convite do meu irmão para viajarmos com o "Trem da Vale - Belo Horizonte/MG - Vitória/ES" (que contarei em outra oportunidade). Praticamente um ano antes desta viagem a vida me apresentou a grande amiga Maraiza, a Marah. Certo dia ela me disse que se eu fosse à Vix (Vitória) ela me levaria no Convento da Penha

Já em Vitória, logo pela manhã Marah me buscou no hotel e partimos rumo ao Convento - nada como ser privilegiado com os melhores guias turísticos, amigos! No caminho descobri que o Convento da Penha se localiza na cidade de Vila Velha - ES, e que lugar belíssimo (adorei Vitória, quero voltar logo).

Foto: @elviobezerra
Terceira Ponte - Vitória /Vila Velha-ES - Vista do Convento da Penha - foto: @elviobezerra


De Vitória rumo ao Convento da Penha em Vila Velha, o acesso é pela Terceira Ponte, considerando que também há a Primeira e Segunda Pontes (rs). O caminho é belíssimo.


Convento da Penha - Foto @elviobezerra

O Convento da Penha está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, sendo tombado como patrimônio histórico cultural pelo IPHAN em 1943. Maraíza me explicou sobre a história da construção do Convento da Penha. O Santuário de Nossa Senhora da Penha, patrimônio arquitetônico e artístico do Espírito Santo, foi fundado por Frei Pedro Palácios. Marah contou que a mão de obra empregada na construção e manutenção do convento era, na sua maior parte, constituída por pessoas escravizadas (índios e escravos de origem africana). Também tinha escravos que eram originados de pessoas ricas, que para pagar uma promessa, doavam um escravo ao convento.

Foto: @elviobezerra
Escadaria - acesso ao Convento

O local - embora com escadarias e subidas - é um bom lugar para caminhadas e exercícios matinais. 

Escadaria - Convento da Penha

Do alto, a vista é formidável. O mar, Vitória e também Vila Velha são convites para ficarmos apreciando e perder a noção do tempo (esqueça o relógio).

Foto: @elviobezerra
Vista do Convento da Penha - Vila Velha - ES - Foto: @elviobezerra

Vista do Convento da Penha -Terceira Ponte - Foto: @elviobezerra

Foi possível apreciar o nascer do sol, com uma linda vista para a Terceira Ponte e para o mar. Próximo ao convento há uma base da Marinha e canal do Porto.

Vista do alto do Convento da Penha.


No momento da visita ocorria uma missa; Marah contou que há missa no Convento da Penha todas as manhãs e também há outros horários. No interior, as janelas são os principais atrativos; a simplicidade e os detalhes em madeira também prendem a atenção.

Janela - Convento da Penha.

Foto: @marahmontes - Maraíza

Não resisti e parei para apreciar por longos minutos uma das vistas mais lindas que já conheci; é sentar, olhar e deixar o tempo fluir.

Agradecimentos por graças recebidas


Outro detalhe - numa das paredes do convento há várias mensagens de famílias agradecendo graças recebidas.

Janela - Convento da Penha - Foto: @elviobezerra
 De todos os lados, as janelas são convites para longas pausas. Gostei muito dos vitrais.
Durante o passeio, Marah me contou sobre a Lenda da imagem de Nossa Senhora das Alegrias. A imagem veio de Portugal, para colocar em uma igreja que seria construída em cima da pedro, no alto do penhasco. Quando a imagem chegou, recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha. Reza a lenda que o quadro com a imagem sumiu algumas vezes e sempre aparecia no alto do morro, entre duas palmeiras. O frei então entendeu que ali deveria construir uma capela.

Vista - Convento da Penha - Foto: @marahmontes
Espírito Santo me recebeu de braços abertos, ou seja, voltarei.

A Selfie no Convento da Penha, com Marah.





Elvio Bezerra

YOU MIGHT ALSO LIKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram @elviobezerra